Iniciado no dia 3 de Março e finalizando apenas no dia 31 teremos mais uma edição do Torneio dos Candidatos FIDE 2014. Parece que faz pouco tempo que Magnus foi campeão, parece que ainda não deu muito tempo para curtir essa grande vitória que muitos de nós que gostamos do xadrez de Carlsen queríamos tanto, mas a FIDE coloca esse torneio e irá apresentar no final do ano um candidato a bater Magnus Carlsen e tentar retirar o cetro de campeão mundial unificado.
O torneio terá 14 rodadas, será um torneio fechado round-robin todos contra todos, brancas e pretas serão jogadas nestas datas. O controle de tempo será de 120 min p/ 40 lances, 60 min p/ 60 lances e 15 min + 30 segundos de acréscimo p/ lance para o restante da partida. Eis aqui os candidatos, alguns bastante conhecidos:
1) Levon Aronian (2830)
2) Vladimir Kramnik (2787)
3) Veselin Topálov (2785)
4) Viswanathan Anand (2770)
5) Sergey Karjakin (2766)
6) Peter Svidler (2758)
7) Shakhriyar Mamedyarov (2757)
8) Dmitry Andreikin (2709)
Muito difícil escolher um candidato para enfrentar Carlsen, mas o duelo de forças nesses dias que seguirem irá definir um. Se Aronian mostrar um xadrez como o de costume e talvez até brilhante com o de Wijk ann Zee neste início de ano ele será sem dúvida o candidato, no entanto ele mais que ninguém precisa provar essa força. Kramnik, Anand e Topálov formam a trupe do "ex" que buscam um refil do prazer de ser campeão, mas estão no páreo apenas diria, mas não favoritos. Svidler tem potencial para incomodar, mas não é decisivo, Andreikin é sólido em seus jogos, mas nada de "fogo no tabuleiro" se que me entendem e Mamedyarov é um grande cara e excelente jogador, mas parece-me que falta algo. Depois de Carlsen ser campeão é difícil realmente pensar em um candidato...
Creditos da matéria ao blog: http://marcoseoxadrez.blogspot.com.br/